From the blog

Lago de Genebra e suas atrações


Lago de Genebra.

Também chamado de Lago Leman pelos franceses, é o maior lago da Suíça, com uma área total de 7. 900 km2, compartilhada com a França, é um lago pertencente a estes dois países. Um passeio guiado de barco por suas águas ou nas cidades em sua margem, são uma ótima opção ao viajante na Suíça, podendo visitar também a parte francesa do lago e suas cidades.

Genebra

Genebra, a cidade cosmopolita da Suíça, está localizada às margens do lago Genebra, perto da fronteira francesa. Conhecida mundialmente por sua riqueza, é uma das cinco cidades mais ricas do mundo. e tem muito a oferecer ao viajante! O Park Anglais (parque inglês), construído em 1854, com uma área de mais de 25.000 metros quadrados, foi projetado seguindo o modelo de jardins paisagísticos ingleses.

Dentre as atrações locais, o relógio florido foi construído em 1955 como homenagem à tradição relojoeira do país. São 8 rodas interseccionais e cerca de 6500 flores. O Monumento Nacional ao lado marca a entrada de Genebra na Confederação Suíça em 1814. As duas mulheres representam Genebra e a Confederação Helvética, e ambas olham ao norte, na direção do restante do país.

Horloge fleurie, Parc Jardin Anglais, Genebra. Fonte: Wikipédia. Autor: Chabe01

Lausanne

Lausanne é a segunda maior cidade às margens do Lago Genebra, representa a combinação de uma dinâmica cidade comercial com um perfeito resort de férias, além de uma animada cidade universitária e de eventos.

Um passeio guiado na cidade velha, que é completamente livre de carros, apreciando as muitas lojas e pequenas ruas, é uma ótima pedida, não esquecendo de fazer uma pausa na Place de la Palud para ver o relógio ganhar vida.

Neste passeio agradável, é imprescindível visitar a catedral da cidade, considerado o edifício gótico mais bonito da Suíça. A cidade tem uma forte ligação com os esportes, onde lá, você encontrará a sede do Comitê Olímpico Internacional (COI) e o Museu Olímpico.

Catedral de Lausanne. Fonte: Needpix

Lavaux

Para os que desejam se afastar do movimentado centro da cidade, visitas as vinhas de Lavaux são indicadas. Lavaux é a região vinícola do cantão e é considerada um patrimônio mundial. As paisagens com terraços de vinha, montanhas e o lago são absolutamente de tirar o fôlego. Além de poder degustar vinhos fabricados lá, oferecemos aos nossos viajantes piqueniques com este cenário inesquecível.

Lavaux. Fonte: Switzerland Tourism

Vevey

Conhecida na Antiguidade como Vivisco, onde ainda no segundo milênio antes de Cristo, já havia um assentamento no local. A cidade velha de Vevey está repleta de monumentos históricos e museus, remanescentes de sua rica herança. Além disso, uma grande variedade de butiques e artesãos pode ser encontrada nas ruas estreitas e pavimentadas, exibindo seus originais produtos.

Um dos pontos interessantes da cidade é o Garfo de Vevey, com seus 8 metros de altura, que está registrado no Guinness Book of Records.

Este garfo não está lá por acaso, Vevey abriga a sede mundial da empresa internacional de alimentos e bebidas Nestlé, fundada aqui em 1867. O chocolate ao leite foi inventado em Vevey por Daniel Peter em 1875, com a ajuda de Henri Nestlé. Outra obra pertencente à Nestlè é o Museu Alimentarium, o primeiro museu do mundo dedicado exclusivamente à nutrição.

Fork em Vevey. Fonte: Wikipédia. Autor: JiafanL

Montreux

Aos pés dos Alpes e banhada pelo rio Genebra, está Montreaux, com flores, esculturas, árvores mediterrâneas e grandes edifícios da Belle Époque.

Popularmente conhecida pelo Festival de Jazz, realizado anualmente no início de julho, esta cidade possui edifícios ecantadores, que nos remetem à uma época de esplendor não experimentada por nós.

Mas em um passeio guiado, podemos voltar no tempo e conhecer atrações como o Castelo de Chillon que é o edifício histórico mais visitado da Suíça. Por quase quatro séculos, Chillon foi a residência e a lucrativa estação de pedágio dos condes de Sabóia.

Não menos interessante, é uma visita aos Jardim do Palácios Montreux. O exuberante jardim deste hotel de luxo está cheio de estátuas de figuras públicas que vão divertir o viajante, ao tentarem reconhecer as figuras públicas ali eternizadas. O jardim, no entanto, não é apenas sobre estátuas. Aprecie a bela vista do próprio jardim com o hotel ao fundo.

Castelo de Chillon. Fonte: Switzerland Tourism

Curiosidade

Um tsunami no lago

No ano 563 dC, ocorreu um grande tsunami nas águas do Lago de Genebra, que foi chamado de Tauredunum. Um deslizamento de terra de grande proporção, onde os sedimentos empurrados para o fundo do lago causaram um tsunami com uma onda que chegou a até 8 metros de altura, onde varreu algumas cidades às margens do lago. Palavras do historiador Gregório de Tours:

Um curioso som de rugido foi ouvido por mais de sessenta dias: então toda a encosta foi dividida e separada da montanha, e caiu no rio, levando consigo homens, igrejas, propriedades e casas. O rio foi bloqueado e a água correu para trás.”

Realizamos passeios guiados personalizados e privativos em português em toda estas cidades, além das cidades francesas banhadas pelo lago e passeios de barco.