Na Suíça encontramos quatro idiomas oficiais: alemão, italiano, francês e o romanche. Mas porque não há apenas um idioma unificado no país?
A história de desenvolvimento para o que hoje chamamos de Suíça, como um país, contribuiu para esta variedade de idiomas lá falados e reconhecidos como oficiais.
Sendo predominantemente uma confederação, como forma de estado, os cantões possuem autonomia em diversos aspectos, o que garante a eles maior independência e identidade local, afastando a ideia de unidade imposta e sim um vínculo voluntário que integra todas as regiões. Houve apenas um curto período em que houve um governo centralizado, onde a soberania dos cantões foi abolida, durante a República Helvética (1798 a 1803).
As linguas faladas em cada região, são diretamente ligadas aos paíseses mais próximos, com quem compartilha fronteira, como por exemplo, no cantão de Genebra, que possui fronteira com a França, o idioma oficial é o francês.
Alemão
A lingua alemã é a mais presente na Suíça, sendo falada por um pouco mais de 62% dos habitantes e a única oficial em 17 cantões localizados nas regiões centrais, norte e nordeste.
Porém o alemão usado na Suíça é um pouco diferente do original, e em algumas regiões chega a ser falado o chamado Schwyzduitsch, um dialeto alemão-suíço, que nem os próprios alemães entendem.
Francês
O francês é o segundo idiomas mais falado na Suíça, sendo pelo menos uma das línguas oficiais em 7 cantões, situados na parte central e oeste do país, onde há a fronteira com a França.
O francês falado na Suíça é praticamente o mesmo falado na França, não se transformou em um dialeto. A afinidade entre os franceses e suíços que lá habitam sempre facilitou a relação nesta região entre os dois países.
Desde Henrique XI, e em seguida outros monarcas franceses, que contavam com o exército de mercenários suíços, aos huguenotes que se refugiaram na Suíça e lá ajudaram a compor um dos grandes traços da cultura suíça, os relógios, diversos episódios relatam esse fluxo entre habitantes deste países.
Italiano
Em direção ao sul, indo para os Alpes, entraremos em uma região com fronteira e forte influência da Itália, o cantão de Ticino, que a lingua oficial é o italiano, porém no cantão de Grisões, além do romanche e alemão, o italiano também é tido como idioma oficial.
A influência não é notada apenas no idioma, como também na cultura, onde observamos a gastronomia com a essência italiana.
O idioma italiano tem sido o que mais cresce dentre os oficiais na Suíça, se em 2000 era falado por cerca de 6,6% da população, hoje, após 20 anos, 8,4% parla italiano!
Romanche
Dentre os idiomais oficiais, romanche é menos encontrado na Suíça, sendo falado por cerca de 0,5% da população, menos utilizado que o próprio português, surpreendente o quinto idioma mais falado na Suíça.
O romanche é encontrado na região do cantão trilíngue de Grisões, o maior e curiosamente com menos habitantes (proporcionalmente) da Suíça.
Descendente da lingua latina falada no Império Romano, e com influência alemã, o romanche, mesmo sendo pouco falado, possui uma identidade nacional maior que os outros idiomas, sendo a lingua oficial do país.
Indenpendente do idioma da região que deseja conhecer, oferecemos passeios guiados privativos em português, além de transfers e experiências em toda a Suíça!

