Que a Suíça possui paisagens deslumbrantes, todos nós já sabemos, porém hoje vamos falar um pouquinho sobre um elemento geográfico muito presente neste país, que junto com os belos alpes, e relevo nada entediante, formam cenários espetaculares, os lagos suíços!
Começando ao norte da Suíça, temos o belo Bodensee (também conhecido como Lago de Constança), este não é o maior do país (perde apenas para o Lago Léman que veremos mais à frente), porém sua grandiosidade é impressionante, com mais de 530 km2, este lago faz a tríplice fronteira com Alemanha, Áustria e Suíça. Com atrações como a florida Ilha de Mainau, que é uma parte de floresta tropical em meio ao lago, fazendo um show de fauna com cores e formas diferentes, este lago é uma ótima opção para os que desejam visitar a região.

Situado também em área de fronteira, porém desta vez da Suíça com a Itália, o lago Lugano banha a suíça italiana, na cidade com seu mesmo nome, Lugano, onde temos um post aqui falando mais sobre. Com grandes encostas e relevos sinuosos, as margens deste lago suíço-italiano merecem sua visita em uma agradável passeio de barco. Outro grande lago que também está em ambos países é o lago Maggiore. Como seu próprio nome diz, suas dimensões são impressionantes, cerca de 212 km2 de superfície. Nele, encontramos o que há de melhor no sul da Suíça: natureza intocada, cenário espetacular, clima ideal, balneários e ilhas espetaculares.


O maior lago da Suíça é o Lago Léman (Lago de Genebra) que faz fronteira com a França. Banhando cidades como Montreaux, Genebra, Lausanne, Vevey, é uma ótima pedida para os que desejam conhecer algumas belas cidades da França banhadas por este majestoso lago. O destaque é a região do Lavaux, com seus lindos vinhedos às margens do lago.

Além destes maiores e mais conhecidos lagos, a Suíça possui diversos lagos menores, e nem por isso são menos belos e espetaculares.
Para os que desejam lagos mais “exclusivos” e isolados, uma boa pedida é o Schwarzsee Matterhorn, que fica a 2583m de altitude, e é o ponto de partida para muitas subidas ao Matterhorn. Para chegar nele, é possível através de um bondinho que sai de Zermatt.

Já os que procuram beleza, um lago com cores e transparências impactantes, Caumasee é o local! Porém é necessário um pouco de aventura, até chegar no funicular que leva até o lago. Cercado com árvores e com seu leito à mostra devido à transparência de sua água, este leque de azuis e verdes certamente será um incrível momento em sua viagem.

Em breve teremos mais um post sobre outros lagos suíços tão incríveis quantos estes 🙂



1 comentário